COMO DECIDIR SOBRE A CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL
Abaixo, apenas algumas perguntinhas rápidas que podem fazer essa linha de corte e ajudá-lo a decidir entre contratar ou não uma consultoria de marketing digital para dar conta de tudo:
Como está o seu posicionamento digital diante dos principais concorrentes?
Com quanto mídias sociais têm contribuído para o aumento não só do tráfego do seu site, mas do aumento da geração de leads no funil de conversão digital?
Quais os canais digitais com maior representatividade de geração de audiência, leads e conversão na sua companhia?
Quais são, além dos seus canais proprietários, os meios digitais de maior geração de demanda no mundo virtual?
Qual o comparativo e a variação de custo e investimento entre a geração de audiência, leads e conversão a partir de canais digitais e de meios tradicionais para a sua corporação?
Em tempos de branded content, quais os tipos de conteúdo nos canais digitais que geram mais engajamento, transformando potenciais clientes em leads para seus negócios?
Quais os principais insights da sua estratégia de inbound marketing para atrair clientes?
Qual é o ticket médio e a variação de clientes originados nos canais digitais quando comparado com os demais meios?
Em termos de capacidade, seu time tem a multiplicidade de disciplinas hoje existentes e exigidas para o desenho de uma excelente estratégia digital?
Se você e sua equipe têm esses dados na ponta da língua e fazem o acompanhamento desses indicadores, o caminho está bem desenhado e é mesmo de se considerar a necessidade de contratar uma consultoria de marketing digital.
POR ONDE COMEÇAR ?
Uma consultoria de marketing digital –seja ela uma empresa ou um profissional qualificado– pode atuar em disciplinas e metodologias que vão ajudar a empresa a organizar as frentes de comunicação e marketing digitais.
E isso significa produzir um grande diagnóstico a partir de objetivos bem definidos da marca para o ambiente digital. Isso vai permitir que sua marca não saia criando canais para todos os lados sem depois saber como manter cada um deles.
Entre outros benefícios de contar com o apoio de uma consultoria de marketing digital estão:
Enxergar o todo e não somente as partes do marketing e da forma como a companhia e/ou marca se expressam no mundo digital;
Imparcialidade na apresentação de problemas e soluções, afinal, a consultoria não é parte integrante do contratante e pode apontar para itens que são sensíveis à organização sem grandes prejuízos;
Contar com conhecimento e atualização sobre as principais ferramentas, softwares e serviços do mercado;
Organizar as demandas para liberar o time do marketing para que passe a pensar mais estrategicamente e não somente na resolução de problemas da rotina;
Amplo conhecimento por experiências de mercado com outras companhias e segmentos que podem ser sugeridos e aplicados aos seus negócios.
Dica:
Um bom caminho – claro, depois de delimitar de maneira objetiva quais são os propósitos e desafios
– é fazer um mapeamento geral das necessidades para, então, definir o que você deseja de uma consultoria. E, lembre-se, o papel da consultoria é repensar a estratégia e orientar. Caso queira, também podem colocar as mudanças propostas e aprovadas em prática. Mas isso é uma outra parte do negócio.
Quais os benefícios de contratar uma consultoria?
Diminuição de custos e despesas. ...
Renovação no modelo de negócios. ...
Aquisição de competências. ...
Identificação de pontos fracos. ...
Foco em resultados reais do negócio. ...
Aperfeiçoamento dos processos existentes.
Comments